segunda-feira, 27 de junho de 2011

Oferendas

  Desde muitos anos atras quando pertencia ao culto da Umbanda, fiquei extemamente fascinado pelos "engambelos" que eram oferendados as entidades cultuadas. Aos Orixás, aos pretos velhos , boiadeiros, ciganos caboclos, exus em geral. Fiquei fascinado, e passado muitos anos, apos ter passado por várias casas de Umbanda e Candomblé decidi criar este blog que vem elucidar de formar prática o preparo das oferendas. Começarei com as entidades mais polêmicas e cultuadas: Os exus da Umbanda.
Lembre - se que em muitos casos exus e pomba - gira recebem oferendas juntos em par, e fica claro que este blog é um acervo para consulta e não uma forma definitiva e estática de culto as entidades mencionadas. E válido lembrar que na realidade consultar o jogo de búzios em muitos casos é indispensável, ja que um problema pode ter inúmeras causas e no jogo irá se ter a melhor forma de remediar aquele mal. O que é uma Oferenda?
Chamamos oferendas aos rituais compostos de frutas, alimentos, carnes, bebidas, flores, louças e adereços que servem para oferecer aos Orixás, como uma súplica para se alcançar uma graça, bem como para homenagear e cultuar um Orixá, de forma a fortalecer o nosso vínculo com o mesmo.

Maria Padilha do Cabaret

   Esta pomba - gira é um encanto, não tem quem não a conheça, pois é extremamente popular, de riso fácil, geralmente desbocada, é um das principais pomba-giras que trabalha no cemitério. Possui uma vidência muito forte e seus médium geralmente recebem este dom desta fortíssima entidade, que alem da visão pode conferir ao médium uma tendência a cartomancia. Tem fundamentos com ciganas, gosta de agrados quentes, bebidas quentes, vermelho com dourado, branco com rosa, ela é bem alegre.


Ingrediente : Padê de dendê
                   1 bife de contra - filét
                   Cebola fateade em rodelas
                   7 ákárájés
                   7 rosas vermelhas
                   Oberó n 4
                   Cigarros de fitro vermelho
                   1 garrafa de conhaque
                   1 taça
                   7 velas vermelhas
                   1/2 metro de morim vermelho


   Lave o oberó com um pouco da bebida, acomode o padê e coloque em cima a cebola fatiada e por cima o bife. Em volta do bife coloque os acarajés intercalados com as rosas vermelhas abertas sem o caule. Leve a uma encruzilhada aberta, coloque o morim no chão e coloque a oferenda , acenda as velas, os cigarros e faça seus pedidos. Sirva a bebida na taça, coloque do lado do prato. Deixe o local sem olhar pra trás.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Maria Molambo

   Esta Pomba - gira é uma verdadeira amiga, muito justa e leal, uma senhora sábia pronta a ajudar há quem precise. Não vou me prolongar falando sobre ela, pois todos sabem que ela é uma rainha. Esta Pomba - gira esta relacionada a vitória sobre seus inimigos, a um bom relacionamento profissional em ambientes hostis, o problemas profissionais relacionados a fofocas e a desentedimento, se houver entriga ou conspiração contra você em qualquer lugar recorra a esta senhora. Em assuntos amorosos, ela costuma ser rápida ao atender, mais sempre costuma presentear seu fieis com amores curtos e não muito proveitosos.

Ingredientes: Padê feito com gema de 3 ovos e açucar
                    7 bananadas grandes e açucaradas
                    7 rosas vermelhas
                    7 rosas amarelas
                    1 garrafa de Martini Bianco ou a bebida da preferência da entidade ( pode ser champagne, Martini Rosé, Licor de Anis, muitas bebem cachaça  )
                    7 velas brancas
                    1 taça
                    Cigarros de filtra branco ( algumas fumam até charuto )
                    1/2 metro de chitao estampado
                    Oberó n 3

   Lave o oberó com um pouco de bebida, deixe secar e acomode o padê, coloque as bananadas sobre o padê circularmente intercaladas com as rosas vermelhas abertas, você pode ate enterra - la levenente no padê. Leve tudo a uma encruzilhada aberta. Estenda o chitão no chão e acomode a oferenda, acenda as velas e os cigarros, faça seus pedidos e sirva a bebida na taça. Pegue as rosas amarelas que devem estar sem os espinhos e passe no seu corpo de cima para baixo, na sua frente e na suas costas e deixe este buquet do lado do prato peça vitória em suas empreitadas. deixe o local sem olhar para trás. Boa Sorte.

Tranca Ruas

Tá ai uma entidade que definitivamente se encontra em qualquer casa de Umbanda e até nos Candomblés mais tradicionais, sempre terá alguém que tem esta entidade como guardião. Sendo das almas, de Embaré ou das Sete Encruzilhadas Tranca Ruas é sempre um Grande Exu. Suas oferendas são bem simples.

Ingredientes:  Padê de dendê
                     Cebola branca em rodelas
                     1 bife de conta - filé
                     1 garrafa de cachaça
                     1 charuto e uma vela
                     1 copo de cachaça e um oberó n 3

 Lave o oberó com um pouco de cachaça, deixe secar, acomode o padê por cima, arrume as rodelas de cebola bem finas e acomode o bife por cima de todo. Ofereça em um encruzilhada aberta de preferência em uma rua de subida, acenda a vela sirva o agrado, lembre - se de servir a bebida em um copo acender o charuto e fazer seus pedidos. Faça este agrado de preferência numa noite de segunda - feira, antes da meia noite. Peça a Tranca Ruas que abra seu caminho, compre suas brigas ( desde que sejam justas vale lembrar ), e peça sua proteção. Saia do local sem olhar pra trás. Boas Sorte.

Pomba - giras Rainhas

   Esta oferenda e destinada as rainhas das encruzilhadas, estradas e todas as pombagiras rainhas. Lembre - se que ao dar uma oferenda de qualquer tipo deve - se ter em mente a prática do bem pessoal e do semelhante, estas oferendas são sempre orientadas para a prosperidade e melhor harmonia das pessoas ja que os exús tem o poder de harmonisar, expandir, dar direção, sabedoria, proteção e tudo o que você quiser, mas lembre -se que as conquistas seguem o rítimo dos nossos merecimentos.

Ingredientes: Padê de denê
                    Padê de melado
                    7 sonhos de padaria de creme
                    1 cacho de uva verde
                    1 maçã bem vernelha
                    1 pêra
                    1 goiaba vermelha
                    1 pêssego 
                    1 kiwi
                    1 caixinha de morango
                    7 rosas vermelhas
                    Purpurina vermelha, dourada e rosa
                    7 bombons tipo sonho de valsa
                    Cigarros ou cigarrolhas
                    Morim vermelho
                    7 velas brancas, dependendo ate mesmo coloridas
                    1 garrafa de espumante ( evite cidra ), ou Martini Bianco
                    1 taça
                    Oberó n 4


   Esta oferenda deve ser realizada em uma segunda -  feira ou mesmo sábado de uma lua cheia, antes da meia noite. Lave o oberó com um pouco de bebida, e acomode os padês um do lado do outro. Faça um arranjo decorado com as frutas no centro do prato, começe acomodando o cacho de uva no centro e va colocanda as demais frutas, corte a goiaba em zig zag, a maçã , a pêra e o pêssego as meio, o kiwi descasque e corte - o de forma que fique como um pequeno leque, não corte os morango e destribua de forma harmoniosa. Acomode os sonhos, que não precisam ser grandes, intercalados com as rosas que devem estar abertas os redor das frutas na berada do prato. Pouvilhe um pouco das porpurinas, mais só um pouco, não exagere. Distribua os bonbons desembrulhados sobre tudo. Leve tudo para uma encruzilhada aberta, coloque o morim no chão e coloque a oferenda sobre ele, acenda as velas, sirva a bebida na taça acenda os cigarros ou cigarrilhas e faça seus pedidos. Esta oferenda pode ser dada a varias entidades diferentes pois irá agradar uma infinidade de Pomba - Giras Rainhas, Pomba -Giras Ciganas, Sete Saias em geral podendo substituir as velas brancas por velas coloridas, no casa das ciganas. Esta oferenda e destinada a prosperidade financeira, sorte no amor, para acalmar uma pomba - gira que se sente esquecida e devido a esta negligência vem causando desarmonias na vida de um médium, lembre - se que essas senhoras são muito ciumentas e não gostam de ser esquecidas. Axé   

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dona 7 Catatumba

   Esta Pomba - gira é nova porem muito séria, nunca deve - se prometer algo a ela e não cumprir pois costuma ser muito vingativa e impiedosa, trabalha na linha de Iansã de Balle, e tem uma presença marcante na falange do cemitério estas senhoras tem uma afinidade com as Maria Molambo das 7 Catatumbas e da Calunga. Não gosta de muita conversa e é bem masculinizada, mais gosta de coisas femininas como rosas e perfumes, para agrada - lá evite bebidas muito doce e leve como espumante e evite doces em suas oferendas. Esta Pomba - gira esta relacionada a demandas sérias, a quebra de feitiços pesados e a assuntos relacionados com trabalho ou algo difícil de se resolver, não sendo aconselhado em assuntos amorosos.

Ingredientes: Padê de dendê
                    3 bifes de fígado bovino
                    Cebola branca fatiada
                    7 acarajés vermelhos
                    7 rosas vermelhas
                    2 goiabas vermelhas
                    2 nactarinas
                    1 ameixa fresca
                    1 cacho de uva bem vermelha
                    1 pêra
                    1 garrafa de anis
                    1 taça
                    7 velas brancas
                    cigarros e um charuto
                    1/2 metro de tecido estampado em cor roxa
                    Oberó n 4
          
   Lave o oberó com um pouco da bebida, deixe secar e acomode o padê e por cima a cebola e os bifes. Faça um arranjo com as frutas decoradas no centro do prato, lembre - se de cortar as goiabas em  zig - zag, as demais frutas corte ao meio e retire as sementes da ameixa e da nactarina. Arrume intercalados os acarajés e as rosas vermelhas abertas. Sirva em uma encruzilhas aberta, em último caso na porta de um cemitério do lado esquerdo. Estenda o pano de chita estampado e acenda as velas, acomode a oferenda sirva a bebida acenda os cigarros e também o charuto faça seu pedidos. Saia do local sem olhar para trás.        Boa sorte

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dona 7 Encruzilhas

   Pomba - gira nova muito sabia e feiticeira, tem uma forte ligação com ciganas, e os médiuns que á vê, geralmente á comfundem com este povo, pois sempre se veste com cores vermelhas e dourado, e gosta das cores do arco - íris. É relacionada a assuntos amorosos, a problemas relacionados a mal relacionamento interpessoal no trabalho, problemas relacionados a dividas e assuntos financeiros, muito procurada para assuntos do comércio, fluxo de dinheiro e sorte, principalmente no amor.

Ingredintes: Padê de dendê
                  Padê de melado
                  7 maçães do amor
                  7 bombons tipo sonho de valsa
                  7 rosas vermelhas
                  7 velas vermelhas
                  1 garrafa de Martini Rosé
                  Cigarros de filtro vermelho
                  Purpurina vermelha
                  1 taça
                  Oberó n 3
                  Morim vermelho

   Realize esta oferenda num dia de segunda - feira de preferência numa lua crescente, antes da neia noite, em uma encruzilhada aberta. Acomode os padês no oberó um ao lado do outro e por cima intercale as maçães e as rosas abertas sem o talo, desembrulhe os bombons e decore o prato, decore com um pouco de purpirina, cuidado para não colocar muito.  Coloque o morim no pé de um árvore na encruzilhada, acenda as velas, acomodo a agrado sobre o morim, acenda os cigarros e coloque na berada do prato com o filtro pra dentro ou perto das velas. Sirva a bebida na taça e faça seus pedidos. Retire - se da encruzilhada sem olhar pra traz. Boa Sorte.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Maria Padilha das 7 Encruzilhadas

   Esta Pomba - gira  é muito conhecida e seu poder esta relacionado a abertura de caminhos, novos projetos e assuntos relacionados a aquisições de bens e maior fluxo de dinheiro. Muito respeitada, tem uma forte relação com ciganas. É muito quente devendo se evitar a todo custo oferendas com pimentas e sangue.

Ingredientes: 7 rosas vermelhas
                    7 fatias de torta de chocolate
                    morangos
                    1 garrafa de Martini Rosé
                    1 taça
                    7 velas vermelhas
                    um pouco de purpurina vermelha e rosa
                    Oberó n 2
                    Cigarros de filtro vermelho
                    Morim vermenho

   Lave o oberó com um pouco da bebida e deixe secar, logo acomode as fatias de torta intercaladas com as rosas abertas de forma circular ao prato. Decore com morangos todo o oberó e de uma leve polvilhada com purpurina, cuidado para não colocar muito, é só pra dar um leve brilho aos morangos. Leve a uma encruzilhada aberta, coloque o morim no chão, acenda as velas em volta e acomode a oferenda sobre o morim acenda os cigarros e coloque perto das velas, fazendo seus pedidos, sirva a bebida na taça. Saia da encruzilhada sem olhar pra trás. Realize este trabalho em uma segunda - feira de preferência de lua cheia. Boa sorte.

Seu 7 Catatumbas

   Exú muito sério, que trabalha na linha do Orixá ( Vodum ) Omolú. Trabalha desfazendo feitiçaria, magias relacionadas a doenças, maldições e perseguições de espíritos malfeitores. Descarregos pesados, esgotamento de energias deletérias. Não é aconselhável agradar este Exú sem propósito, pois estes senhores costumam causar algumas confusões e desequilíbrios em seus médiuns, de ordem mental e emocional, nunca realize esta oferenda de forma leviana ou com propósitos nefastos.

Ingredientes: Padê de dendê
                    Odóbóró vermelho ( pipoca estourada no dendê )
                    1 cebola branca cortada em rodela
                    1 carré suino crú
                    7 velas brancas
                    Oberó n 3
                    1 garrafa de conhaque de gengibre
                    1 charuto grande
                    Morim preto eoutro vermelho              
                    1 copo para cachaça

   Lave o oberó com um pouco da bebida, deixe secar e acomode o padê e por cima a cebola, decore com o odóbóró vermelho e sobre tudo coloque o carré. Leve este agrado a uma encruzilhada aberta, em casos mais graves na porta de um cemitério, sempre do lado esquerdo, antes da meia noite. acomode os morins no chão. um do lado do outro, coloque a oferenda, acenda as velas e o charuto. Sirva a bebida e faça seus pedidos. De três passos para trás e vire - se. Não olhe para trás de jeito nenhum, vá para sua casa. É recomendado um banho de ervas frescas após este trabalho. Não beba bebidas alcoólicas por três dias. Boa Sorte

Oferendas

  Desde muitos anos atrais quando pertencia ao culto da Umbanda, fiquei extemamente facinado pelos "engambelos" que eram oferendados as entidades cultuadas. Aos Orixás, aos pretos velhos , boiadeiros, ciganos caboclos, exus em geral. Fiquei facinado, e passado muitos anos, por ter passados por várias casas de Umbanda e Candomblé decidi criar este blog que vem elucidar de formar prática o preparo de oferendas. Começarei com as entidades mais polêmicas e cultuadas, os exus da Umbanda. Lembre - se que em muitos casos exus e pomba - gira recebem oferendas juntos, em par, e fica claro que este blog é um acervo para consulta e não uma forma definitiva e estática de culto as entidades mencionadas. E válido lembrar que na realidade consultar o jogo de búzoios é indispensável, ja que um problema pode ter inúmeras causas e no jogo irá se ter a melhor forma de remediar aquele mal.