segunda-feira, 27 de junho de 2011

Oferendas

  Desde muitos anos atras quando pertencia ao culto da Umbanda, fiquei extemamente fascinado pelos "engambelos" que eram oferendados as entidades cultuadas. Aos Orixás, aos pretos velhos , boiadeiros, ciganos caboclos, exus em geral. Fiquei fascinado, e passado muitos anos, apos ter passado por várias casas de Umbanda e Candomblé decidi criar este blog que vem elucidar de formar prática o preparo das oferendas. Começarei com as entidades mais polêmicas e cultuadas: Os exus da Umbanda.
Lembre - se que em muitos casos exus e pomba - gira recebem oferendas juntos em par, e fica claro que este blog é um acervo para consulta e não uma forma definitiva e estática de culto as entidades mencionadas. E válido lembrar que na realidade consultar o jogo de búzios em muitos casos é indispensável, ja que um problema pode ter inúmeras causas e no jogo irá se ter a melhor forma de remediar aquele mal. O que é uma Oferenda?
Chamamos oferendas aos rituais compostos de frutas, alimentos, carnes, bebidas, flores, louças e adereços que servem para oferecer aos Orixás, como uma súplica para se alcançar uma graça, bem como para homenagear e cultuar um Orixá, de forma a fortalecer o nosso vínculo com o mesmo.

Um comentário:

  1. Este seu blog é muito interessante como pesquisapara oferendas gostei muito mesmo.

    ResponderExcluir