Banhos ( Iwe )

   Os banhos de ervas são praticados desde os tempos antigos para deversas finalidades, ritualisticamente, e geralmente para purificar o corpo e harmonizar as energias da aura. Sempre antes de qualquer banho realize o banho de higiene habitual com sabão de coco ou sabão da costa ( osé dudu ).


Banho para abrir caminhos    ( Iwe fun iranlowó nipa l'ona )

Indredientes: Abre caminho
                    Vence demanda
                    Peregum
                    Macaçá
                    Elevante    

   Utilize estas folhas frescas. Realize este banho em um dia de terça, quarta ou quinta - feira sempre em lua crescente ou cheia, no período da manhã ou mesmo a tarde. Macere todas as folhas em um balde de água grande com as mão com aproximadamente 10 litros de água. Deixe descansar por aproximadamente 30 minutos
   Passado o período exigido escorra o banho em outro recipiente, tenha o cuidado de deixar o restante das folhas ao pé de uma árvore. Tome este banho de corpo inteiro, mentalizando seus objetivos, e pedindo suas vitórias. Faça suas orações, e se quiser acenda uma vela para seu anjo da guarda.


Banho para sorte e vitórias   ( Iwe fun Asé Ori )


Ingredientes: Alfazema
                    Verbena
                    Manjericão branco
                    Mil homens
                    Canela em pau
                    Cravos da índia
                    Dandá da costa ralado
                    Melado de cana


   Leve ao fogo a canela. os cravos da índia e o dandá da costa, deixe ferver e apague o fogo. Reserve ate ficar morno . Macere as folhas frescas em um balde grande com ums 6 litros d'água, mentalize seus objetivos neste momento. Deixe descansar por aproximadamente 20 minutos, logo acrescente as especiarias fervidas e     escorra o banho em outro recipiente. Acrescente, então, o melado. Tome o banho de corpo inteiro fazendo seu pedidos. Realize este pequeno ritual em uma noite de Quinta - feira ou Sábado de Lua Crescente ou Cheia. Lembre - se de colocar o que sobrou das ervas no pé de uma árvore frondosa. Boa Sorte.


Banho para quebrar feitiços   ( Iwe fun isegum ajé burukú )


Ingredientes: Alecrim
                    Guiné
                    Funcho
                    Aroeira
                    Peregum
                    Orípépé
                    Folha da costa
                    Lúpulo
                    Macaçá
                    Para -  raio
                    Manjericão
                    1/2 kg milho branco ( canjica )
                    Efun
                    Água do céu


   Cozinhe a canjica em água, da forma que lhe pareça melhor, após o cozimento deixe esfriar e escorra em um recipiente branco. Reserve esta água do cozimento da canjica e adicione 1 frasco de água do céu e um pouco de efum ralado. Reserve. Coloque a canjica cozida em um pote de cerâmica branco. Pegue as ervas, que devem ser todas frescas, e macere - as uma a uma e um balde ou bacia grande com bastante água, e vá fazendo suas orações, cubra e deixe descansar por aproximadamente 30 minutos. Logo escorra o banho em outro recipiente, despache os restos das ervas em no pé de uma árvore. Tome o banho de corpo inteiro mentalizando uma luz branca sobre seu corpo. Seque - se naturalmente. Depois deste procedimento tome o banho com a mistura da água da canjica, seque - se naturalmente. Acenda uma vela de três dias para seu anjo de guarda e ofereça a canjica a Oxalá pedindo paz   em sua vida. Boa Sorte.